sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Meça a Porta


Um carpinteiro de uma aldeia tinha recebido sua primeira encomenda de uma escada. Então, mediu tudo corretamente, calculou, planejou, desenhou e partiu para a prática. Ele trabalhou animado em sua primeira escada: 12 degrau com rodapé e um elegante corrimão. Logo, a obra estava pronta e perfeitamente parafusada; tecnicamente perfeita, uma primeira obra muito boa. O carpinteiro estava satisfeito consigo mesmo, com o trabalho e com a vida. Ele assobiou uma música alegre ao carregar a escada, dirigindo até o cliente e descarregando sua obra. Assobiou, assobiou e assobiou, até que chegou, com a escada, à porta da casa do cliente. Ali acabou o assobio.

A razão: a escada não passava pela porta! Exatamente a única coisa que ele tinha esquecido de medir! Podia virar inclinar a escada do modo que quisesse, mas ela não passava pela porta.

Como rimos naquela ocasião! Isso me faz pensar em pessoas que, falando de modo figurado, constroem, em sua vida, as mais belas, fantásticas e espetaculares obras que lhes dão realização conforme seus próprios planos. Constroem e criam muitas coisas na vida e com a vida. Pergunto:- Aquilo que eu construí com tanta disposição, mais tarde, na casa de Deus, conseguirá entrar?

Cada um e nós precisará entregar sua vida cedo ou tarde, e a porta da casa de Deus tem a medida certa!

A obra em que empenha sua vida passa pela porta do Reino de Deus?   

Tirado do Lixo


Um conhecido meu tem o hobby de restaurar e colecionar carros antigos. Observando essa atividade durante alguns anos, percebi algumas analogias interessantes.
Em primeiro lugar, os veículos que eram adquiridos pelo colecionador, quase sempre, eram sucatas em péssimo estado nas quais não se conseguia ver nenhum valor. Na verdade, eu as via como um problema, um monte de lixo a ser na melhor das hipóteses, encaminhado para um depósito onde fosse desmontado, prensado e reciclado. Mas o colecionador não via dessa forma. Ele via naquele monte de ferrugem e sujeira, um veiculo totalmente novo, recuperado, digno de ser posto em uma exposição e atrair a atenção e, até mesmo, a admiração de muitas pessoas.
E essa é a primeira analogia: não importa o que tenhamos feito em nossa vida, não interessa em que monturo de lixo tenhamos sido jogados pelas nossas próprias escolhas e ações, Jesus Cristo quem nos criou, e tudo o que ele faz, faz com extremo capricho para um propósito maravilhoso. Além disso, o preço que pagou para recuperar a posse de nossa vida foi muito, muitíssimo alto: Seu próprio filho! Seria minimamente razoável imaginar que alguém, principalmente Deus, pagasse preço tão alto por algo que não visse valor?
Você é precioso para Deus!